Viajar para outros países, conhecer culturas diferentes é o sonho de muita gente. É preciso, no entanto, observar certas regras para que a viagem não se torne um grande transtorno. A advogada Janaina Alvarenga, consultora da Apadic, associação de defesa dos direitos do consumidor, listou alguns itens que devem ser observados pelos viajantes bem antes do embarque. Confira:

1.Tamanho e peso da bagagem

Ao viajar é comum a realização de compras, mas o consumidor deve ficar atento às normas da companhia aérea quanto a quantidade e peso das malas, lembrando sempre que viagens internas têm mais limitação quanto a quantidade de malas e peso da bagagem. Assim, se o viajante vai mudar de estado dentro de um país e utilizar o transporte aéreo local deverá verificar, já que poderá ter de pagar pelo excesso de bagagem.

2. Verifique visto e passaporte

É de fundamental importância a verificação de visto e prazo de validade do passaporte. Para muitos países existe a necessidade de obtenção de visto de entrada e permanência, o que deve ser providenciado com antecedência, e antes da aquisição da passagem e contratação de hotéis, pois em caso de negativa de visto, a empresa contratada não estará obrigada a devolver os valores. A validade do passaporte também é importante, pois muitos países não permitem a entrada do viajante se o prazo do documente estiver para expirar.

3. Observe as regras locais

Ao visitar um país é muito importante verificar quais são as leis e costumes locais, pois não podemos alegar em defesa que desconhecemos a lei do país em que estamos. Por exemplo, no Brasil é permitido ingerir bebida alcoolica na rua, mas em muitos países não é, sendo passível de multa e até mesmo prisão, em alguns casos.

4. Se for dirigir, confira se é possível usar carteira de habilitação

É muito importante o consumidor verificar se no país de destino a carteira de motorista emitida no Brasil é válida. O site do Detran traz algumas informações, mas é fundamental confirmar com os consulados.

5. Atenção aos documentos de crianças e adolescentes

Para quem vai viajar com menores é muito importante lembrar da documentação e autorizações necessária, para viagens ao exterior, pois o menor para deixar o pais tem que ter autorização expressa dos pais ou responsáveis legais, mesmo quando viaja acompanhado por um deles tem que ter a autorização do outro. O site da Polícia Federal, indica tudo o que é necessário, sendo válido também uma consulta prévia ao país de destino, o que pode ser obtido através dos consulados.

6. Contratação de serviços

Na contratação de serviços no exterior, aplica-se a lei local, no que tange as obrigações e direitos das partes envolvidas na negociação. Portanto, é importante analisar com cautela antes de firmar um contrato. É indicado que o consumidor pesquise a reputação da empresa, faça pesquisa de satisfação através de sites, para saber se a empresa, de fato, é séria.

Fonte: O Globo