Se você pensa que já viu de tudo e que nada mais vai surpreendê-lo, melhor repensar. Existem pelo menos cinco museus com artigos bem incomuns e propostas que vão além de muitas expectativas. Eles estão espalhados pelo mundo. Muitos deles dedicados à ficção científica, medicina e até mesmo a vida em outros planetas. A proposta desses museus é proporcionar uma experiência inesquecível para todos os participantes.

1. Museu das Múmias, no México

museo de momias

São mais de 100 múmias expostas neste museu em Guanajuato, no México. Estima-se que os corpos foram mumificados e enterrados por volta 1833, durante um surto de cólera na região. O que mais assusta são as aterrorizantes expressões faciais das múmias, que parecem gritar de desespero. O Museu também reúne os “Angelitos” – múmias de bebês vestindo roupas tradicionais.

2. Crime Museum, EUA

museo del crimen

Localizado em Washington D.C. nos Estados Unidos, o Museu do Crime expõe as complexidades do comportamento criminoso e as diversas técnicas de investigação criminalística utilizadas para decifrar e resolver os crimes mais complexos. Suas galerias exibem a história dos criminosos mais famosos e influentes dos Estados Unidos, como Al Capone e Ted Bundy, o “Unabomber”, e também a de paladinos da justiça como Eliot Ness.

3. Museum of Bad Art, EUA

museo del mal arte

Museum of Bad Art (MOBA) apresenta trabalhos que não estariam em exposição em outros lugares. A coleção fixa inclui 500 peças de “arte ruim demais para ser ignorada”. Para ser incluído na coleção do MOBA, as obras precisam ser originais e servirem a um propósito sério, mas também precisam ter erros significantes que não sejam maçantes. O museu tem duas unidades, uma em Dedham, Massachussets e outra em Somerville.

4. Museu da Ficção Ciêntífica, Suíça

arte
A Maison d’Ailleurs, também conhecida como House of Elsewhere, é dedicado a “ficção científica, utopia e jornadas extraordinárias”. O Museu reúne cerca de 70 mil documentos relacionados com ficção científica ou utopia (livros, obras de arte, brinquedos, etc), incluindo alguns muito antigos (como no século XVI) ou únicas peças. O espaço é também um importante centro de pesquisa

5. Museu Cabelo, Turquia

 museo del cabello

Localizado na cidade de Avanos, no centro da Turquia, o Museu do Cabelo reúne em paredes mostras de cabelo de mais de 16 mil mulheres, com seus respectivos nomes e endereços. Cabelos de todos os tipos, cores e estilos podem ser encontrados neste antro das cabeleiras.

Imagens: Reprodução

Para solicitar um orçamento online de intercâmbio, clique  aqui.