Quando passamos por um período de mudança e adaptação, como uma viagem de intercâmbio a ansiedade e a preocupação financeira são sentimentos naturais e que ocorrem com frequência.
A ansiedade dentro de certos limites é natural e útil, pois é um mecanismo adaptativo e auxilia as pessoas a procurar e encontrar soluções positivas. Porém, para permanecer focado e utilizar melhor o tempo e os recursos financeiros, é necessário estabelecer prioridades de acordo com as necessidades de cada momento. O planejamento e organização são fundamentais para alcançar os objetivos de forma mais equilibrada e com menor estresse, diminuindo o nível de ansiedade.
A vida é um processo de mudança constante, principalmente quando viajamos para um lugar diferente e necessitamos de um tempo para entender regras, leis e cultura local, como funciona o mercado de trabalho e a demanda.
As prioridades tendem a mudar de acordo com novas situações, assim é necessário constantemente rever seus objetivos, planos e manter a flexibilidade mental, para manter a tranquilidade e qualidade de vida.
Saber lidar com a ansiedade pode ajudar a desenvolver algumas atitudes importantes, como a paciência, a confiança em si mesmo e o autocontrole.
Existem algumas atitudes práticas que podem auxiliar a controlar a ansiedade:
01. Analise as razões de sua ansiedade. Talvez você precise avaliar melhor algumas decisões e desejos;
02. Respeite suas limitações, buscando um equilíbrio entre número de horas de trabalho e estudo. Caso contrário não terá energia para desfrutar suas viagens ou momentos de lazer;
03. Valorize e viva o presente e aproveite cada momento e o que está o seu redor. Não viva penas em função de seus planos. A vida e feita de momentos;
04. Cuide de seu bem estar físico dormindo e se alimentando bem e pratique regularmente atividades física leves como caminhar, andar de bicicleta ou nadar;
05. Reconheça seus limites e aprenda a relaxar. Quando estiver no trabalho ou estudando, pare de vez em quando, respire fundo, movimente o corpo, tome água. Ao retornar você se sentira melhor.
 Foto: Reprodução
 Leia Também: 
Por: Silvana Sapyras Byrne, Reg. Psychol., Ps.S.I
Psicóloga  Intercultural, Membro da Sociedade de Psicologia da Irlanda.
 Atendimento psicoterapeutico presencial em Dublin e por Skype para clientes residentes em outras localidades.
Facebook ou celular: +353 863429003


Silvana Sapyras
Psicóloga Intercultural, Membro da Sociedade de Psicologia da Irlanda. Silvana também trabalha com atendimento psicoterapeutico presencial em Dublin e por Skype para clientes residentes em outras localidades. Sua pagina no facebook é: facebook.com/Intercultural.Psychotherapy