5 curiosidade sobre a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos

Não tem como negar, a Estátua da Liberdade é o maior símbolo de Nova Iorque e dos Estados Unidos. Existem outras parecidas, mas ela representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma ‘tabula ansata’ (tábua de leis), na qual está gravada a data da Independência dos Estados Unidos, 4 de Julho de 1776.

A Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, fica na Liberty Island e o acesso se dá através de balsas. Mas antes de chegar até ela, que tal conhecer um pouco mais sobre esse símbolo?

1 – Presente dos Franceses

Projetada e construída na França pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (arquiteto responsável pela Torre Eiffel), a Estátua celebra a batalha que os norte-americanos venceram contra os ingleses. Por essa razão, os franceses deram o monumento como presente aos Estados Unidos.

2 – Transporte aos Estados Unidos

Concluída em julho de 1884, a estátua foi transportada de barco até os Estados Unidos. Foram 350 peças embaladas em 214 caixotes. A viagem demorou cerca de um ano A montagem e fixação do pedestal demoraram quatro meses. Só em 28 de outubro de 1886 é que foi inaugurado o monumento pelo presidente Grover Cleveland.

Photo by: Annie Spratt

3 – Os números da Estátua

A Estátua da Liberdade tem uma altura total de 92,9m, sendo que 46,9m corresponde à altura do pedestal e 46m à altura do monumento. Pesa aproximadamente 225 toneladas e está no livro do Guinness como a estátua mais pesada do mundo. Para chegar até ao topo são 354 degraus – 22 andares. Para os turistas, existe um elevador que leva até a coroa com uma incrível vista panorâmica.

4 – Simbologia

A estátua e o fogo da tocha, sempre acessos, que a mulher segura, representam a liberdade do povo. Na coroa existem 25 janelas que simbolizam as joias preciosas encontradas na terra. Os 7 raios representam os sete continentes e os sete mares do mundo. Na mão esquerda a mulher segura uma tábua, que diz: 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos, dia em que os Estados Unidos se tornaram independentes. O poema gravado, aos pés da estátua, da autoria da poetisa judia americana, Emma Lazarus, traduz a ansiedade e a esperança dos norte-americanos durante a guerra com os ingleses.

5 – Patrimônio Mundial e Maravilhas do Mundo

Importante para os norte-americanos, a Estátua da Liberdade é também considerada um Património Mundial da UNESCO. Desde 2007, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Visitando a Estátua

Para visitar a Estátua da Liberdade é necessário comprar um bilhete que inclui o transporte via Ferry Boat até a ilha, bem como um passe de visita ao espaço ao redor do monumento.

O passeio dura cerca de 3 horas e, dependendo do dia, você pode esperar mais de 90 minutos para embarcar. Então, melhor ir cedo e evitar pegar filas. Neste passeio para a Estátua da Liberdade há uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração.

E você? deseja fazer um intercâmbio no exterior e não sabe por onde começar? Clique aqui e recebe propostas das nossas empresas parceiras.

Leia Também:

Estamos nas redes sociais. Siga-nos!
Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram


Marciéli Palhano
Jornalista brasileira, nômade por natureza. Adora conhecer pessoas, histórias e lugares diferentes. Se tiver comida boa, uma bela paisagem e gargalhadas, não precisa de mais nada. Diagnosticada com doença celíaca e intolerâncias alimentares, criou o projeto Zero Gluten & Lactose: www.zeroglutenlactose.com