Chegou a hora de colocar em prática o sonho do intercâmbio cultural, porém alguns cuidados precisam ser considerados para que a sua viagem seja uma experiência magnífica no exterior. Pensando nisso, nós preparamos 12 dicas infalíveis para o seu intercâmbio cultural ser perfeito.

1. Pesquise sobre a agência

Faça uma pesquisa rápida sobre a reputação da agência escolhida antes de fechar seu pacote. Veja o histórico e credibilidade da empresa na Internet, em reviews de outros intercambistas que compraram os serviços da empresa.

2. Acomodação temporária

Inclua em seu pacote uma semana de acomodação no mínimo, porém, escolha qual tipo de acomodação que mais combina com o seu perfil. As opções são diversas: casa de família, residência estudantil, hostel, etc.

3. Embarque com um seguro de viagem

Independente da duração do seu programa de estudo, faça um bom seguro de viagem, esteja protegido em caso de imprevistos no exterior. Além de você estar assegurado, muitos países também exigem um seguro de viagem com cobertura específica.

4. Planejamento e controle dos gastos

Faça sempre um planejamento dos seus gastos, se for preciso busque aplicativos para smartphone para um melhor auxílio no controle financeiro. Ainda mais se você é do tipo que sai comprando tudo o que vê de barato pela frente, cuidado. Administrar seus gastos com o essencial te possibilita fazer outras coisas interessantes durante o seu intercâmbio e viajar é uma delas, por exemplo.

5. Bagagem de mão

Imagem: reprodução shutterstock

Inclua na bagagem de mão algumas mudas de roupa e itens essenciais, não se assuste mas é normal o extravio de malas em voos internacionais. Caso isso aconteça, as vezes você terá que esperar alguns dias até a entregar definitiva de sua bagagem.

Saiba o que fazer se sua Bagagem for extraviada aqui.

6. Bagagem de porão

Evite exagero na bagagem, não leve a sua vida na mala, coloque apenas o essencial, certamente você não resistirá aos preços de roupas e outros acessórios do seu novo destino. Lembre-se que comprar roupas no exterior é bem mais barato do que no Brasil.

7. Imprevistos

Esteja preparado para imprevistos na chegada, por isso tenha o contato de emergência da sua agência e familiares. Em caso de atraso na saída do voo ou em conexões no trajeto, comunique imediatamente a sua agência no Brasil, assim ela terá tempo hábil para avisar quem vai fazer a sua recepção na chegada. Outros tipos de imprevistos, as vezes, também ocorrem, no entanto, o importante é manter a calma sempre. Se for precisa se comunicar use o Wi-fi do aeroporto. 

8. Viajar com dinheiro

É sempre bom viajar com dinheiro em espécie para os primeiros dias. Mas, para grandes quantias, use o VTM ou similar. Apesar de o seu destino ser seguro, não é recomendado andar com muito dinheiro em mãos, ainda mais se você ficar hospedado com pessoas desconhecidas em sua residência temporária.

9. Amigos no intercâmbio

Imagem: reprodução shutterstock

Esteja atento na escolha de seus novos amigos, misture-se com outras nacionalidades e não caia na tentação de andar somente com brasileiros. É comum ver brasileiros interagindo com brasileiros, assim como espanhóis andando com espanhóis, por exemplo. Isso é natural e, portanto, funciona igual entre outras nacionalidades, porém os viajantes estão sempre abertos a conhecer outras pessoas, de culturas diferentes. 

10. Gastronomia do país

Descubra os sabores da culinária local: faz parte da experiência cultural, além de ser uma das maneiras de aproximação com os costumes do país. Aproveite para desfrutar da gastronomia internacional que você irá encontrar na cidade de destino, eu acho que a comida sempre diz algo também sobre o seu povo.

11 Vergonha de falar errado

Não tenha vergonha de falar errado, você embarcou nessa experiência para aprender, é falando que se aprende mais rápido também. Fale, escute e peça para a pessoa repetir quando não entender o que ela disse. Deixe a vergonha de lado!

12. Foco

E por último, não menos importante, tenha foco no que você se dispõe a fazer. Não perca o foco dos estudos, mas faça também viagens aos fins de semana ou nas férias. Participe das atividades extras promovidas pela sua escola e aproveite esses momentos para interagir com outros estudantes de diferentes países.

Gostou das dicas? então compartilhar com seus amigos também.

Leia também:

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

Então curta nossa página no facebook | Siga no Twitter @pressabroadpt
Se escreve no canal no YouTube | Confira também o Instagram

Conheça Varsóvia, na Polônia


COMPARTILHAR
Neutton Rodrigues
Luso-brasileiro, nômade por natureza, Neutton já visitou mais de 25 países. Após concluir o curso de Comunicação Audiovisual e Multimídia, em Portugal, resolveu apostar na Espanha, onde especializou-se em Comunicação Corporativa e Marketing Digital. Atualmente, reside na Irlanda, mas segue apaixonado pela cultura ibérica! É o idealizador do Portal Press Abroad e junto de parceiros tem o intuito de incentivar pessoas a viver experiências pelo mundo.