As viagens de trem vêm junto com um gostinho de nostalgia. Muito comuns na Europa, os passeios são considerados verdadeiros clássicos e as linhas são bastante utilizadas entre uma cidade e outra, o que facilita – e muito! – a vida do viajante. Além disso, é um ótimo momento para dar uma pausa, relaxar e admirar a paisagem ao redor, tirar uma soneca e comer bem, já que boa parte das refeições se destacam entre as qualidades dos serviços.

No Estados Unidos e Canadá também existem boas opções de trem tradicionais, alguns bem antigos. Na América Latina, um dos trajetos mais famosos é o que liga Lima e Cuzco, e Cuzco e Machu Picchu, antigo lar da civilização inca, com um visual de tirar o fôlego. Infelizmente, o transporte ferroviário no Brasil com trens de passageiro é pouco utilizado para ligar duas ou mais cidades. A atual promessa é de que o país pode ganhar 3.384 quilômetros de trilhos até 2020, ligando Belo Horizonte ao Espírito Santo, por exemplo, e implantados em outros 14 estados.

Enquanto esse dia não chega, o jeito é aproveitar algumas linhas interessantes mundo afora. Dá uma olhada:

1. Rocky Mountaineer
Imagina viajar de trem por dois dias em meio às montanhas rochosas do Canadá? A partir de Vancouver ou Seattle sentido Calgary, Jasper ou Halifax, é possível percorrer um caminho ferroviário repleto de paisagens impressionantes.

rocky

2. Venice Simplon-Orient-Express
Marcado por sua elegância e conforto, este trem do século XIX carrega consigo interiores desenhados por designers renomados como René Lalique. Percorrer a Europa a bordo desse veículo é mais do que uma viagem, é uma aula de história. Quando a fome bater, é servido almoço e jantar, sendo o último mais glamuroso, disponível em apenas três carros.

venice

3. The Ghan
Este passeio de trem, que atravessa o coração da Austrália, percorre toda a fauna e flora do deserto. Saindo de Adelaide aos domingos, o trem segue em duas noites para Darwin, passando por Alice Springs e Katherine, atravessando quase três mil quilômetros.

australia

4. Golden Eagle Trans-Siberian Express
Esta é a mais longa viagem de trem do mundo, com impressionantes 6 mil milhas (cerca de 9.600 quilômetros), que abrangem dois continentes. Lançado em 2007, leva os passageiros em excursões para lugares como Ulaanbaatar e Vladivostok (na Rússia), bem como pra Mongólia e Cazaquistão. Se sua ideia é ir ainda mais longe, entre a bordo para Pequim, numa viagem que dura 21 dias. Assentos de veludo, televisores, aparelhos de DVD e piso aquecido no banheiro garantem o conforto durante o período.

russia

5. Glacier Express
Vistas alpinas espetaculares estão a sete horas de viagem de um trem que liga Zermatt, Davos e St. Moritz, na Suíça. As janelas superiores garantem uma vida ainda melhor da paisagem.

suiça

6. Danúbio Express
Se sua ideia é conhecer melhor a Europa Central e Oriental, este trem confortável e estiloso é uma boa ideia. Os vagões de luxo levam os passageiros através da Hungria, Bulgária e Romênia até a cidade de Istambul.

trem5

7. Hiram Bingham
Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais populares do Peru e do mundo. O trem, batizado em homenagem do explorador norte americano homônimo que em 1911 descobriu a região, vai de Cuzco até o centro Inca através da vale do rio Urubamba. Nem precisamos mencionar que a vista no meio dos trilhos é das melhores.

peru

8. Trilhos Durango & Silverton Narrow Gauge
A estrada de ferro do Colorado carrega um trem ainda operado a carvão e vapor, que leva os passageiros numa viagem no tempo por meio das montanhas, com um belo cenário a ser contemplado.

colorado

9. Talyllyn Railway
O comboio histórico leva você em uma viagem de 14,5 quilômetros de ida e volta através de vales verdejantes com vistas panorâmicas no País de Gales.

gales

10. Alaska Railroad
Esta é uma maneira de explorar as belas paisagens do Alasca. O passeio de trem, que opera de maio a setembro, permite que você aprecie vistas deslumbrantes a partir das janelas dos carros, com cúpula de dois andares ou uma varanda ao ar livre, enquanto viaja entre Anchorage e Fairbanks. As paradas são feitas no impressionante Parque Nacional Denali, Wasilla e Talkeetna.

alaska

Fotos: Reprodução

Leia também:

Para solicitar um orçamento online de intercâmbio, clique  aqui.