A Graduação é uma das fases mais animadas e ao mesmo tempo assustadoras da fase adulta. Porém, assim que o último ano chega você passa a se perguntar “o que vou fazer depois que terminar a faculdade?” e também ouvirá isso inúmeras vezes.

Bom, nós do Press Abroad e o pessoal do The Abroad Guide (nosso parente distante 😛 ) achamos que você deveria responder essa pergunta com a palavra VIAGEM.

Não adie essa ideia, veja por quê viajar deve ser sua pós.

1) Você nunca será jovem como é hoje.

É hora de viver sua vida e aproveitar ao máximo! Faça isso pelas histórias que você contará depois, como dizem meus amigos. Viajar te ensina a viver uma aventura e que época melhor do que hoje mesmo? Você tem que aproveitar o tempo para ver o mundo e o que há além do final da rua enquanto é jovem. Prometo que valerá cada centavo e cada sacrifício que aparecer.

Student-Discount2) Aproveite os descontos para estudantes.

Lembre-se de guardar sua carteirinha de estudante depois que terminar a faculdade, ela será uma mão na roda quando estiver viajando. Muitas atrações turísticas além de meios de transporte oferecem bons descontos para estudantes. Eles não sabem que você acabou de receber seu diploma.

Há também vários descontos só por ser jovem, por exemplo, se você comprar um Eurail Pass antes de completar 26 anos, haverá um desconto de 35%, assim na faixa!

3) Você quase não tem responsabilidades. 

Nessa fase você quase não tem responsabilidades – ao menos até se aposentar. Além do mais, eu posso quase garantir que é muito mais divertido viajar e tirar proveito dos descontos para “estudantes” do que para “idosos”. Tire vantagem da sua liberdade, em vez de se estressar procurando um emprego, use seu tempo para explorar diferentes partes do mundo além de conhecer você mesmo.

4) Viajar traz boas conversas durante entrevistas de emprego. 

Os empregadores adoram ouvir histórias de viagem! Isso mostra a eles que você saiu da sua zona de conforto e também é pró-ativo. A maioria deles, isso se não forem todos, ainda sabem que viajar lhe dá melhores condições nas relações interpessoais, ago muito importante no mercado hoje em dia. Em quase toda entrevista faziam as perguntas de praxe, porém assim que eu começava “uma vez eu estava viajando”, a conversa tomava outro rumo, mais despojado para mim e para o entrevistador.

5) Você nunca sabe quem vai conhecer. 

Viajar te expõe à muitas pessoas que você não conheceria se não estivesse viajando. É uma boa chance de fazer contatos no exterior. Você também não sabe que contatos eles serão no futuro. A menina que dorme na cama do seu lado no hostel pode ser a fundadora de uma grande empresa procurando por alguém para trabalhar na empresa dela nos Estados Unidos. Além disso, você terá amigos por todo o mundo, sendo que na próxima vez que você viajar, terá lugar para ficar.

antarctica_hostel_66) Hostels foram feito para você. 

Esses lugares bacanas e baratos estão cheios de gente jovem, cheios de experiências de viagem e procurando gente pra socializar. A maioria das pessoas que você conhecer em hostels estão na faixa etária de 18 a 30 anos e estão em fases de transição em suas vidas. Eles tornam o ambiente divertido, você pode criar uma mini comunidade por meio de pub-crawls, jantares em grupo ou vendo filmes.

Quando se está mais velho e se tem filhos, suas férias serão muito mais caras porque hostels não vão te aceitar.

7) Você aprenderá a viajar com pouco dinheiro. 

Você não vai acreditar com o que dá para fazer com pouco dinheiro. Viajar com orçamento apertado faz de você um mestre na arte enquanto o esforço é fazer cada centavo valer. Nessa fase da sua vida, o melhor hotel ou o restaurante mais chique não tem muita importância. Socialmente é aceitável ir para um free walking tour, cozinhar algo barato na cozinha do hostel e terminar a noite com uma garrafa de vinho de €3 (R$9).

8) Viajar vai te preparar para enfrentar a realidade. 

Uma das coisas mais assustadoras durante a graduação é se tornar uma pessoa adulta com responsabilidades. Muitas pessoas não percebem que viajar é mais do que socializar em um pub irlandês enquanto assiste futebol – é descobrir você mesmo, o mundo e pessoas que formam tudo isso. Viajar te expõe aos seus pontos fracos e fortes, ensina como se adaptar a diferentes realidades e como se relacionar com as mais diversas culturas.

9) Viajar abrirá sua cabeça para oportunidades excelentes. 

Viajar te ajudará a entender o mundo é grande e pequeno ao mesmo tempo. Aprenderá que muitas oportunidades existem além do que é ensinado na sala de aula. Caso você saiba o que realmente quer fazer no futuro ou não, viajando você verá outras pessoas, lugares, carreiras e até mesmo opções de pós-graduação que nem passariam por sua cabeça.

intercambio-cultural-aiesec-blogl10) Você pode continuar viajando quando terminar. 

Viajar quando se é jovem significa que você tem muito mais tempo para descobrir o resto do mundo.

Você não quer ser picado pelo bichinho da viagem quando estiver muito mais velho para poder esquiar nos Alpes Suíços, fazer mergulho na Grande Barreira de Corais, na Austrália, ou sair na balafa em Tel Aviv.

O mundo é muito grande e interessante para não ser explorado.

Levante-se e saia já daí. E quando for àquelas festas de formatura e te perguntarem inúmeras vezes o que você vai fazer, você responderá algo do tipo “Ah, não sei… vou procurar algum emprego por aqui,” ou contará para eles seus planos de voluntariado na África, dançar à luz da lua na Tailândia ou ver a Aurora Boreau brilhar no céu da Finlândia?

Você decide, mas espero ver você em algum avião em breve!

Texto original em inglês: The Abroad Guide

Tradução por: Marcondes Sávio

*Imagens Reprodução

Encontrou um erro? Quer sugerir uma pauta? Ajude-nos a melhorar nosso conteúdo. Envie um e-mail para [email protected]